Mobilidade e Transporte
De 20 de junho e até 30 de setembro, os munícipes do Concelho de Mértola vão ter ao seu dispor um novo serviço designado por “Transporte a Pedido”, projeto piloto. Como o próprio nome indica, esta nova valência agora disponibilizada em fase experimental pela Autarquia de Mértola, pretende colmatar as carências com as quais alguns dos Munícipes se deparavam, nomeadamente onde os transportes públicos eram insuficientes ou desadequados ou mesmo inexistentes.
Trata-se de um complemento à oferta já disponibilizada pela operadora concessionária do transporte público intermunicipal e os interessados poderão efetuar os seus pedidos ou reservas, até às 15h00, sempre no dia útil anterior à deslocação pretendida, através da linha telefónica disponibilizada para o efeito (286 610 102).
O serviço será garantido através de táxis com capacidade para 4 e 6 lugares e as viagens nesta fase destinam-se exclusivamente às rotas devidamente delineadas e de cobertura exclusiva, dentro do próprio Concelho.
Atualmente as rotas existentes, estão circunscritas apenas ao Concelho de Mértola, permitindo apenas deslocações entre as várias localidades assinaladas e a sede de concelho.
Os interessados poderão obter mais informações através da linha disponibilizada para o efeito, nomeadamente, funcionalidade, valores ou outros assuntos relacionados com este serviço.
- Consulte o folheto com toda a informação
- Consulte os tarifários de todos os circuitos e localidades
A 1 de julho, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) implementou o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), com novos descontos nos transportes públicos do Baixo Alentejo, onde se inclui o Município de Mértola.
As novas tarifas de passes rodoviários, são apoiadas pelo PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, suportado pelo Fundo Ambiental, nos 13 municípios do Baixo Alentejo, onde se inclui Mértola, nos percursos previstos na concessão do Transporte Rodoviário Intermunicipal do Baixo Alentejo, iniciada no início do corrente ano.
- No caso dos utentes que atualmente sejam titulares de passes, as novas tarifas operam automaticamente ao adquirir a nova vinheta
- Caso o utente não seja titular de passe, deverá adquiri-lo, junto do Operador e, de seguida, dirigir-se ao município para instruir o processo para beneficiar do desconto (preenchimento de formulário e comprovativo de residência)
- O PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária pretende estimular a utilização do transporte público de passageiros, em detrimento do transporte individual, e apoiar as famílias nas suas despesas com uma das despesas mais elementares, o acesso à mobilidade.