Projeto de Recuperação da Lebre-ibérica e do Coelho-bravo
Nos últimos anos as doenças afetaram drasticamente as populações de coelho-bravo e da lebre-ibérica por todo o país e, consequentemente, numa área significativa do concelho de Mértola.
Mértola tem uma marca importante a defender: Capital Nacional da Caça. Para que possamos continuar a assumir e agregar a Mértola esta marca, temos que lhe dar sustentabilidade. Nessa perspetiva, a autarquia tem definidas algumas estratégias para o setor da caça, no sentido de encontrar soluções para alguns dos problemas graves que o setor atravessa.
É um facto, que estes leporídeos, nomeadamente o coelho-bravo, tem uma importância extrema na dieta alimentar do lince ibérico e da águia imperial. É também uma das espécies cinegéticas mais procuradas pelos caçadores de todo o país. Por tudo isto, o coelho-bravo e a lebre-ibérica, assumem um papel importantíssimo para a conservação e preservação desta nossa biodiversidade fantástica que temos o privilégio de ter no concelho de Mértola.
Uma das estratégias que se está a implementar no imediato, foi o de estabelecer uma parceria estratégica com uma empresa especializada em criação de coelho-bravo e lebre-ibérica, com o objetivo de recuperar estas espécies na sua Zona de Caça Municipal e posteriormente em Zonas de Caça do Concelho de Mértola que pretendam aderir a este projeto.
O projeto PRLIC (Projeto de Recuperação de Coelho-bravo e Lebre-ibérica), assenta fundamentalmente em 4 fases:
2ª fase: colocar os animais (coelho-bravo e lebre-ibérica**) dentro dos parques, monitorizá-los e proporcionar a sua reprodução;
3ª fase: soltar uma população significativa de coelho-bravo para um parque exterior, em regime semiaberto;
4ª fase: repovoar a Zona de Caça Municipal com os animais criados nesses parques;
5ª fase: replicar este mesmo modelo, nas outras zonas e caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efetivos de coelho-bravo e lebre-ibérica.
** A espécie Lebre-ibérica ainda não foi colocada no centro cinegético, devido a algumas limitações físicas dos parques e outras, em que entendemos nesta primeira fase focarmo-nos em exclusividade na criação do coelho-bravo.
Esta é mais uma ação estratégica do Município, para dinamizar, valorizar, impulsionar e autenticar a marca Mértola – Capital da Caça.
Galeria de Imagens