Centro de Documentação e Casa do Mineiro
O Centro de Documentação da Fundação Serrão Martins está instalado na Rua de Santa Isabel, nº 30, Mina de São Domingos e fornece apoio a investigação de índole científica, escolar ou artística através do acervo documental de que dispõe e do conhecimento disponível entre os elementos que compõem o pessoal da Fundação.
O Centro de Documentação, tal como a Casa do Mineiro, funciona num conjunto de quatro antigos alojamentos de operários da mina e mantém-se aberto ao público nos dias úteis entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30.
A Casa do Mineiro é uma exposição permanente que ilustra a vivência das famílias mineiras e o primeiro pólo permanente do Museu da Mina de São Domingos. A Casa do Mineiro mostra a realidade física do espaço de vivência de uma família mineira. Os objectos, as memórias, os símbolos e as carências estão nela representados. Acima de tudo, pretende provocar a imaginação e a sensibilidade do visitante para que ele possa procurar conceber a vivência diária duma família dentro de um espaço de 16 m2.
A Casa do Mineiro e o Centro de Documentação foram inaugurados no dia 26 de Junho de 2006.