Serra da Alcaria
Serra da Alcaria O ponto mais alto do Concelho de Mértola, cerca de 370 m de altitude é um dos locais com melhores condições para a prática desportiva do parapente.
|
Parque Natural do Vale do Guadiana

A beleza agreste das serranias do vale do Guadiana contrasta com as planícies onde rebanhos de ovelhas pastam vagarosamente. Nestes ecossistemas é possível encontrar um alargado número de espécies animais e vegetais, onde se destaca o francelho das torres, o gato bravo e peixes com a lampreia e o saramugo. Toda esta diversidade biológica e paisagística esteve na origem da criação do Parque Natural do Vale do Guadiana em 1995. Numa visita pelo Concelho de Mértola não deixe de visitar alguns dos locais onde a natureza e os homens trabalharam em conjunto para proporcionar locais e momentos de lazer únicos, como é o caso do Pulo do Lobo, a Tapada da Mina, ribeira do Vascão e a Serra da Alcaria.
|
Tapada da Mina
Construída pelos ingleses para abastecer a aldeia de água e proporcionar momentos de convívio e lazer a Tapada Grande da Mina de S. Domingos é, actualmente um pólo de atracção turística, principalmente quando o calor alentejano aperta e este local toma contornos de oásis.
|
Pulo do Lobo
Pouco depois de entrar no Concelho de Mértola o Guadiana vê as suas Pulo do Loboáguas apertadas, onde as rochas quartzíticas determinaram um desnível com cerca de 14 m de altura. Local de lendas e de estórias de contrabando o Pulo do Lobo é um dos locais mais bonitos do vale do Guadiana.
Em épocas de cheias este desnível é reduzido permitindo que várias espécies piscícolas subam a montante para desovar.
|
Para mais informações consulte o portal ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade)