Centro Republicano 5 de Outubro
O Centro Republicano 5 de Outubro foi fundado a 1 de Julho de 1911, tendo como um dos principais impulsionadores o médico António Maurício de Vargas. Foi uma instituição associativa, com estatutos, direcção eleita, associados e actividade no âmbito do lazer e da instrução dos seus associados, com uma sala de jogos e uma pequena biblioteca, funcionando no espaço que conhecemos hoje.
A associação cessou actividade nos finais do século XX e, em 2006, a Câmara Municipal de Mértola obteve a propriedade do imóvel e efectuou uma renovação arquitectónica. Até 2010 o espaço do novo Centro Republicano esteve sob a gestão directa da Câmara Municipal. A partir deste último ano, a gestão directa do espaço foi entregue à Junta de Freguesia da Corte do Pinto.
No interior do edifício do Centro Republicano é possível ver um conjunto de retratos fotográficos de figuras importantes para a instituição, na sala principal, assim como um exemplar dactilografado e emoldurado dos Estatutos e normas de funcionamento do espaço associativo, no espaço de entrada. Na sua utilização actual o Centro Republicano 5 de Outubro não apresenta horário regular de abertura ao público.