Economia Circular
Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substitui o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado.
Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível graças à reciclagem. E podem, deste modo, ser utilizados uma e outra vez, o que permite criar mais valor.
A Economia Circular ultrapassa, contudo, o âmbito e foco estrito das ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visa o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, radicados em ciclos idealmente perpétuos de reconversão a montante e a jusante. Materializa-se na minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.
No âmbito da sua ação de transição para um modelo de desenvolvimento sustentável e regenerativo o Município de Mértola, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas para a implementação dos princípios da Economia Circular no território.
Integrou a Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), um programa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática gerido pela Direção-Geral do Território, orientado para apoiar e capacitar os municípios e as suas comunidades na transição para a economia circular. No âmbito desta participação trabalho de forma colaborativa com outros municípios e agendes do território em dois temas foco: a circularidade na água e no setor da construção. Este trabalho em foco, decorreu no âmbito de 2 das 4 redes da InC2: a Rede para a Construção Circular e Sustentável (R2CS) orientada em particular para o tema prioritário Urbanismo e Construção e complementarmente para os temas transversais Descarbonização e Contratação Pública; e a CApt2 (Circularidade da Água – por todos e para todos) orientada para o tema prioritário Ciclo Urbano da Água e complementarmente para os temas transversais Descarbonização, Transição Digital e Equidade e inclusão social.
Deste trabalho resultaram dois planos locais de ação integrada (PLAI) que contemplam vários investimentos e iniciativas que pode consultar aqui.