Jornadas da Caça
Mértola – Capital Nacional da Caça, realiza as primeiras Jornadas da Caça, que têm como principais objetivos a dinamização do setor cinegético, a defesa e identidade deste território, o reforço da sustentabilidade da marca Capital Nacional da Caça e a criação de uma relação de proximidade permanente entre este setor e a autarquia.
Esta 1ª edição que se desenvolve entre março e outubro, conta com um conjunto de iniciativas diversificadas, como ações de formação, caçadas, colóquios e visitas a Zonas de Caça, que envolvem caçadores, futuros caçadores, gestores cinegéticos e outras pessoas ligadas ao setor.
Em todas estas iniciativas proporciona-se o convívio e encontro de caçadores/gestores cinegéticos, com o objetivo de partilhar os problemas atuais, na perspetiva de encontrar soluções conjuntas e concertadas. Sendo as características e condições de cada ação divulgadas atempadamente.
As primeiras Jornadas da Caça são organizadas pela Câmara Municipal de Mértola em parceria com a Escola de Caça, Pesca e Natureza, Escola Profissional ALSUD, ICNF e algumas Zonas de Caça do Concelho.

Março l O que são as jornadas da caça?
As Jornadas da Caça iniciaram no dia 24 de março, pelas 18h30, no Pavilhão Multiusos. Esta primeira jornada de março, teve como principal objetivo a apresentação das Jornadas da Caça, que se vão realizar este ano e que terminam em outubro, na Feira da Caça. Foram detalhadas as 7 Jornadas que se vão realizar ao longo do ano e desvendados alguns projetos que a autarquia está a implementar com o objetivo de apoiar o setor.
Abril l Como Treinar um Cão de Caça?
Na sequência das Jornadas da Caça iniciadas em Março, divulgamos hoje a Jornada de Abril “Como Treinar um Cão de Caça?“, que tem como objetivo dotar o caçador de maior conhecimento sobre o cão, a raça e os seus comportamentos no campo em ato de caça.
Esta ação é totalmente gratuita, e concretiza-se através da formação “Treino de Cães de Pista de Sangue”, que tem uma componente teórica e prática. Esta ação será lecionada por um dos maiores especialistas da Península Ibérica: Emilio Lopez Aguilar
• Data: 22 de abril (sábado)
• Horários: 9h00 – 12h30 (teórica); 14h30 – 18h00 (prática)
• Local: Pavilhão Multiusos (teórica) / Zona de Caça Municipal (prática)
• Público alvo: Caçadores aficionados pelos processos de Espera, Aproximação e Montaria / Aficionados pelo treino de cães / Caçadores / Gestores Cinegéticos / Outros interessados
• Organização desta jornada: CMM/ECPN/ALSUD
MAIO l Como controlar os predadorees?
Depois do sucesso das últimas duas jornadas (março e abril), segue-se a jornada de Maio “Como controlar os Predadores?”, organizada em parceira com o ICNF. Esta jornada tem como principal objetivo, o de familiarizar todos os caçadores/gestores cinegéticos com a plataforma RUBUS, que é cada vez mais uma ferramenta que é necessária utilizar para diversas ações de gestão cinegética. No final desta sessão, todos os participantes deverão ser capazes de efetuar pedidos para colocação.
A participação nesta ação é totalmente gratuita e está apenas sujeita a uma simples inscrição através do formulário disponibilizado abaixo.
- Data: 2 de maio (terça-feira)
- Horário: 18h30 – 19h30
- Local: Pavilhão Multiusos (Piso 1)
- Público alvo: Caçadores / Gestores Cinegéticos / Outros interessados
- Organização desta jornada: CMM/ICNF
JUNHO l Queres ser caçador?
- Oferta de todas as despesas que os novos caçadores/as tenham com a obtenção da carta de caçador e da licença de uso e porte de arma (LUPA) **
- Oferta da formação “Preparação para o exame da carta de caçador” e de “Segurança e Organização de Atos de Caça Maior”. Estas formações teórico-práticas são ministradas pela Escola de Caça, Pesca e Natureza/Escola Profissional ALSUD.
Nestas Jornadas da Caça de junho, pode inscrever-se em duas ações distintas e totalmente gratuitas:
Preparação para o Exame da Carta de Caçador/a











