Praia Fluvial da Tapada Grande
A Praia da Albufeira da Tapada Grande, na Mina de São Domingos, localiza-se na maior de duas albufeiras de água doce criadas pela empresa Mason & Barry durante o século XIX para fornecer água para o processamento de minerais de baixo teor pela via húmida.
Esta instalação está dotada de infraestruturas que possibilitam uma distinta prática balnear, complementada com um anfiteatro ao ar livre, parque de merendas, espaço infantil, entre outras.
Desde 2012 que é galardoada com Bandeira Azul, cumprindo todos os requisitos deste programa.
De destacar ainda que a Praia da Albufeira da Tapada Grande está inserida no Programa Praia Acessível, permitindo uma melhor utilização às pessoas com mobilidade condicionada. Possui acesso à praia, lugares de estacionamento exclusivos, sombra e cadeira anfíbia.
O Programa Bandeira Azul é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE). Tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustres, portos de recreio ou marinas e embarcações ecoturísticas que se candidatam e que cumprem um conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, informação e de sensibilização do público, a qualidade da água balnear, a gestão ambiental da praia/marina/embarcação, segurança e serviços e responsabilidade social. A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente às praias (marítimas e fluviais) e marinas que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre e incentivar a realização de ações condicentes à resolução dos problemas aí existentes.
O programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” tem por objetivo promover o cumprimento da legislação sobre acessibilidade em vigor nas praias portuguesas, de modo a assegurar as condições que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade, tornando-as, assim, destinos de férias adequados a todos.
Este programa abrange todo o país, incluindo as ilhas da Madeira e Açores.
Consulte aqui o estado de lotação: https://infopraia.apambiente.pt/detail/8979630428/
Período de duração da época balnear 2020: de 20 de junho a 15 de setembro
Horário de funcionamento: das 09h00 às 19h00
Contatos Municipais: 286610100 / geral@cm-mertola.pt
Coordenadas GPS
N 37.6724943º
W 7.4992461º