Jornadas da Educação 2025
De 29 de março a 5 de abril de 2025, Mértola recebeu as Jornadas de Educação 2025.
Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Mértola, em parceria com a Biblioteca Municipal de Mértola, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mértola, Agrupamento de Escolas de Mértola, Escola Profissional Alsud e Associação de Pais e Encarregados de Educação. Pretende-se criar espaços de informação, debate, partilha e reflexão sobre temas atuais e de interesse para os diferentes públicos. Contará com a presença de diversos especialistas e profissionais da área educativa que irão abordar temas que permitirão aumentar conhecimento, eventualmente, alterar práticas educativas e refletir sobre a situação da educação no concelho de Mértola.
A iniciativa é dirigida a alunos, pais, mães, pessoal docente e não docente e a toda a comunidade que, de alguma forma, pretenda debater e contribuir para uma escola mais rica e mais diversificada.
Auxiliar de Ação Educativa : a sua importância para o sucesso das aprendizagens
Realizou-se no passado dia 29 de março a sessão ministrada por Luís Fernandes, "Auxiliares de Ação Educativa: A Sua Importância para o Sucesso das Aprendizagens", integrada na programação geral das Jornadas da Educação, que decorrem até ao próximo dia 5 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Mértola, em parceria com várias entidades.
Esta sessão, que contou com a participação de 26 intervenientes, centrou-se na capacitação do pessoal não docente, dotando-o de conhecimentos e ferramentas que permitam um melhor desempenho das suas funções. Para além disso, foi reforçada a importância dos auxiliares de ação educativa e o seu papel essencial junto das crianças, promovendo uma melhor integração e contribuindo para o sucesso escolar.
Performance Teatral "Desperdicio Alimentar, Nem Pensar" com Bruno Batista
No passado dia 31 de março, o Cine-Teatro Marques Duque foi palco de uma performance teatral desenvolvida por Bruno Batista, no âmbito das Jornadas da Educação 2025. A peça, intitulada "Desperdício Alimentar, Nem Pensar!", teve como objetivo sensibilizar os alunos para a problemática do desperdício de alimentos, abordando de forma criativa e educativa a importância de práticas mais sustentáveis no dia-a-dia.
A apresentação contou com a participação dos alunos das Escolas Básicas de Mértola, Algodor, Santana de Cambas, Mina de São Domingos e São Miguel do Pinheiro.
Esta iniciativa, inserida no programa das Jornadas da Educação 2025, teve como propósito promover a reflexão e o debate sobre questões ambientais e sociais, alinhando-se com os objetivos de formação e consciencialização dos mais jovens para os desafios do futuro.
Palestra "Arte e Biodiversidade" - O encontro da fotografia com a natureza com Dinis Cortes
No dia 1 de abril, o Cine-Teatro Marques Duque acolheu uma palestra sobre o tema "Arte e Biodiversidade: O Encontro da Fotografia com a Natureza", dinamizada por Dr. Dinis Cortes. A sessão, inserida no programa das Jornadas da Educação 2025, teve como foco a convergência entre a arte e a preservação da biodiversidade, explorando como a fotografia pode sensibilizar e aproximar as pessoas da natureza.
Mercado Rural do início do séx. XX
No dia 2 de abril, o Agrupamento de Escolas de Mértola promoveu mais uma edição do Mercado Rural do início do século XX. Devido às previsões de chuva, pela primeira vez o evento foi realizado no Pavilhão Multiusos Expo Mértola.
As crianças, vestidas com trajes da época, recriaram um mercado tradicional, trazendo à tona a vivência de tempos passados. Produtos típicos da região e da época, como ovos, legumes frescos, queijos e outros itens, foram vendidos a granel, tal como acontecia no início do século XX.
Esta atividade, já habitual na vila, é uma forma de reviver o passado e promover o conhecimento histórico entre os mais jovens, ao mesmo tempo que celebra a cultura e as tradições da região de Mértola.
A cientista regressa à escola
No âmbito das Jornadas da Educação, realizou-se no dia 3 de abril uma ação promovida pela organização Native Scientists, na escola básica de Santana de Cambas, com a participação dos alunos dos 3º e 4º anos da EB1 da Mina de São Domingos.
O principal objetivo da sessão foi alertar os alunos para a problemática do desperdício alimentar, abordando temas como a origem dos alimentos e a importância da sua gestão responsável. Através de atividades interativas e dinâmicas, a iniciativa proporcionou aos alunos uma reflexão sobre os alimentos que consumimos, incentivando-os a desenvolver práticas mais conscientes em relação ao que é desperdiçado no dia a dia.
A ação foi uma excelente oportunidade para sensibilizar as crianças para questões ambientais e sustentáveis, estimulando-as a pensar sobre como podem contribuir para um futuro mais equilibrado e responsável no que diz respeito ao consumo e desperdício de alimentos.
O comboio das estações
Inserido nas Jornadas da Educação, a Biblioteca Municipal de Mértola preparou 3 sessões do Espetáculo "O Comboio das Estações".
No dia 3 de abril, as crianças do Jardim de Infância da SCMM e do Pré-Escolar aventuraram-se numa viagem de comboio que os levou a percorrer as quatro estações do ano.
Formas e cores preencheram as salas dando lugar a muitas sensações. Um momento divertido, estimulante e dinâmico que permitiu a participação de todas as crianças.